Artigos sobre Desenvolvimento para HTML - Webmasters Online

HTML (acrônimo para a expressão inglesa HyperText Markup Language, que significa Linguagem de Marcação de Hipertexto) é uma linguagem de marcação utilizada para produzir páginas na Web. Documentos HTML podem ser interpretados por navegadores.

Fonte: Wikipedia

Entre para nossa comunidade e tire suas dúvidas: dúvidas de HTML

Estrutura básica do HTML 5

A quinta versão do HTML possui uma estrutura mais objetiva e de fácil entendimento pelos navegadores. Cada “parte” ou “sessão” de um site deve ter um significado de acordo com suas tags.

Estrutura básica do HTML 5

Novos atributos para links no HTML 5

Hiperlinks ou simplesmente links estão aí desde os primórdios da Internet. Na verdade, não dá para imaginar a Internet sem eles. Também não dá para imaginar uma forma como eles podem ser modificados e tenho certeza de que você já sabe como fazer um a href​ com um teclado quebrado e uma mão nas costas. Mas o HTML 5 veio para mexer com o que estava velho e melhorar o que estava bom. Logo, sim, é possível modificar a forma como os links funcionam.

O HTML 5 traz três novos atributos que podem ser adicionados àquela tag <a> que você conhece tão bem. Estes novos atributos são: download, media e ping. Vamos dar uma olhada em cada um deles e em como aplicá-los para uma melhor experiência nos seus links.

JavaScript bubbling e capturing

Elementos da marcação HTML podem ser aninhados uns dentro de outros, criando-se uma cadeia de elementos-filhos e seus elementos-ancestrais. Neste cenário, quando se atrela um evento JavaScript (por exemplo: o evento clicar) a um determinado elemento E do DOM ele, evento, será disparado mesmo que o clique ocorre em um elemento-filho de E.

Como utilizar o HTML5, atualmente?

Infelizmente nenhum dos maiores navegadores atuais suportam todas as novas tags inseridas no HTML5, como: article; section, header, hgroup, etc.

Então é necessário simular estas tags com a ajuda de hacks em CSS e JavaScript. Basicamente para estas tags, a única coisa que você precisa fazer é setá-las como display:block.