HOME – São Paulo Antiga

Idealizado pelo humorista José Vasconcellos, a Vasconcelândia ambicionava ser um dos maiores parques de entretenimento do mundo. Conheça sua história e veja o restou.

Enquanto as leis americanas protegem suas pequenas vendas locais, as chamadas Grocery Stores, as nossas similares em São Paulo, as tradicionais mercearias e vendinhas de bairro estão desaparecendo. Entenda.

A visita à feira livre vai muito além das barracas de frutas e legumes e do tradicional pastel. Conheça uma das melhores barracas de doce das feiras da grande São Paulo.

Nossas matérias no seu email

Digite seu endereço de e-mail para assinar e receber notificações de novas publicações do São Paulo Antiga por e-mail.

Junte-se a 2.340 outros assinantes

Acompanhe nossas redes sociais

Apoia.Se

Conheça a breve história do Chantecler Theatre, inaugurado em 1910 e de existência efêmera.

Inaugurado em 1929 e projetado pelo mesmo engenheiro do Theatro São Pedro, o Oberdan foi um dos mais importantes cinemas paulistanos e do Brás, mas com sua história marcada pela tragédia.

Depois de quase uma década deteriorado e em estado de abandono, casarão da Rua Cincinato Braga, no Bixiga, ressurge impecavelmente restaurado para abrigar a Câmara Portuguesa de Comércio. Confira o antes e depois.

Conheça a história do primeiro açougue municipal, inaugurado em 1923 e que cujo imóvel existe até hoje.

Em Santo Amaro, uma estátua gigante que representa uma terra de gigantes. Conheça a história do Monumento de Borba Gato, obra do escultor Júlio Guerra.

O abandono da Calçada da Fama

Ante de ser a Praça da República como conhecemos atualmente, a praça teve outros nomes e também outras utilizações. A mais controversa delas eram as touradas. Saiba mais.

Conheça seis projetos de estudantes de arquitetura do Mackenzie em 1930 que posteriormente seriam grandes arquitetos e engenheiros do Brasil. Destaque para artigo de Christiano Stockler das Neves.

Vamos caminhar por São Paulo em um rápido e divertido vídeo em time lapse ? Esta é a proposta de nossos novos vídeos: "Os caminhos de São Paulo". Na edição 1, sairemos da Praça da Sé.